Educação que respeita a diferença geracional
Publicado em: 14 de junho de 2023
A sociedade contemporânea é marcada por uma diversidade geracional cada vez mais evidente. Com avanços tecnológicos rápidos e mudanças culturais significativas, diferentes gerações coexistem nos espaços educacionais, o que demanda uma abordagem pedagógica que valorize e respeite essas diferenças. Nesse contexto, a aplicação de metodologias ativas e de abordagens como o sociointeracionismo tem se mostrado extremamente benéfica, promovendo uma educação mais inclusiva, colaborativa e engajadora.
É importante ressaltar que o estudo para as crianças e jovens de hoje não se garante com as estratégias do ensino tradicional. As gerações mais novas estão imersas em um contexto tecnológico e digital, onde a informação está ao alcance de seus dedos. Nesse sentido, novas possibilidades de organização de espaços, tempos e ferramentas para a aprendizagem se mostram ainda mais relevantes, pois levam em consideração as características e necessidades específicas dessas gerações.
A escolha de metodologias ativas proporcionam uma aprendizagem mais dinâmica e interativa, utilizando recursos tecnológicos, jogos educativos e atividades práticas que estimulam o interesse e a participação dos estudantes, a reflexão crítica e o trabalho em equipe, estimulando o desenvolvimento de habilidades socioemocionais fundamentais, colocando-os como protagonistas do seu processo de aprendizagem. Dessa forma, eles podem explorar novos conhecimentos de maneira mais envolvente e adequada à sua realidade, o que facilita o processo de aprendizagem e promove um maior engajamento.
Já a teoria sociointeracionista enfatiza a interação e a colaboração entre os estudantes, e a mediação do professor permitindo que eles compartilhem seus conhecimentos, experiências e habilidades. Essa abordagem promove o aprendizado mútuo, onde cada geração contribui com seu conhecimento específico, gerando um ambiente de aprendizagem enriquecedor e inclusivo. Além disso, as interações sociais também são essenciais para o desenvolvimento das habilidades socioemocionais dos alunos, como a empatia, a comunicação e a resolução de conflitos.
Ao combinar esses processos educativos, as instituições de ensino têm a oportunidade de proporcionar uma educação que respeita a diferença geracional de forma eficaz. Essa abordagem reconhece as peculiaridades de cada geração, considerando suas habilidades, interesses e formas de aprender. Ao mesmo tempo, promove a interação e o diálogo entre as diferentes gerações, enriquecendo o processo educativo e preparando os estudantes para enfrentarem os desafios de um mundo em constante transformação.
Texto de Rita Alkmin, Diretora Geral.