Nossa História

O nascimento do Colégio Rícaro foi a concretização de um sonho dos mantenedores, Rita e Cássio, que ocorreu em 1º de agosto de 1988.

Inaugurada em um momento de mudanças no país, no cenário da Nova Constituição, a primeira unidade foi inaugurada na Av. Itaberaba, voltada exclusivamente à Educação Infantil. A instituição sempre teve em seu ideal a inovação, então o objetivo era trazer práticas pedagógicas com alicerces nas novas teorias de ensino e aprendizagem para que fosse possível promover as mudanças necessárias para a formação da criança com a priorização do desenvolvimento da capacidade de pensar.

Dado o sucesso, no ano de 1994 houve uma ampliação da estrutura, passando para unidade para a Av. Ministro Petrônio Portela. Já no ano seguinte, foi dado início ao curso de 1º grau nas 1ª e 2ª séries.

No ano de 2000 novas mudanças se iniciaram. Uma nova unidade foi aberta da Rua Dr. Artur Fajardo e já no ano de 2002, o colégio atendia turmas até o Ensino Médio.

Neste novo desafio foi fundamentado o trabalho com a noção de empreendedorismo e sustentabilidade, alimentando o amadurecimento das ações com a equipe e com os alunos. Formar ótimos estudantes academicamente não era o único desejo da instituição, mas também formar indivíduos preparados para o mundo, com consciência do seu papel na preservação do meio ambiente, com ética e consciência cidadã.

No ano de 2010 foi implementado o uso de novas ferramentas tecnológicas em sala de aula, como o uso de notebooks para executar sua rotina escolar no Ensino Médio. Com as mudanças que o mundo vinha passando e com a adoção cada vez maior da tecnologia, foi desenvolvida uma nova metodologia, onde o estudante tem maior autonomia e os educadores realizam as mediações do processo de aprendizado.

Desde então o uso dessas ferramentas só vem se disseminando e tomando cada vez mais força no apoio pedagógico aos alunos e educadores, onde em 2022, os alunos a partir do 7º ano (Ensino Fundamental Anos Finais) passaram a utilizar Learning Books no lugar de apostilas físicas.

Vem construir essa história conosco!